domingo, 18 de abril de 2010

off-topic 2 - Voando!!! (2 de 2)

seguindo então conforme a postagem anterior, estava tomando o tal chimarrão no aguardo do retorno do Kadu. O Kadu, para informação dos meus amigos leitores, além de meu novo amigo, é o Vice-Presidente da Federação dos Aeroclubes do Rio Grande do Sul e Presidente do Aeroclube de Montenegro.

Ao aterrissar de Novo Hamburgo com sua equipe, o Kadu não demorou a cumprir o convite de voar com ele no Ximango, pois ele sabia da minha paixão com o avião e também porque o Sol não demoraria a descer por completo encerrando as possibilidades de vôo visual.

O Ximango é um avião do tipo "moto-planador", pois tem todas as características de um planador, contudo, possui motor de propulsão sendo capaz de decolar e manter um cruzeiro constante. O Ximango é talvez o melhor exemplo desta "nova categoria" da aviação, que para meu gosto pessoal se mostrou mais interessante.

O fato é que o Ximango, assim como outros moto-planadores, oferecem autonomia de decolagem, vôo limpo, excelente visibilidade, cokpit praticamente panorâmico. Um vôo suave e tranquilo como nenhum outro avião poderia ter. Muitos são os pilotos experientes que desligam o motor do Ximango para aproveitar s características de vôo em modo planador, explorando as termais ascendentes para ganhar altitude prolongando o vôo e autonomia.
Sua aplicação diversa abrange desde vôos de passeio, instrução até empregos em organizações tais como a Brigada Militar e Força Aérea Norte-Americana como observadores.
Os moto-planadores, ao que entendi, constituem uma categoria relativamente nova da aviação; e devem ser entendidos como tal e aplicados devidamente conforme a vantagem de suas características híbridas de vôo.

Estrar no cokpit do Ximango não é uma tarefa fácil se fazer se você quiser evitar de pisar em seu assento... mas enfim, acabei entrando... ou, caído sentado no assento, melhor dizendo.
Check-list com o avião parado.
Check-list dentro do cokpit.
Taxiar para a cabeceia da pista.
Mais um check-list na cabeceira da pista.
(cada check-list verifica diferentes recursos/dispositivos do avião)

A maneira com que os pilotos conduzem o check-list é religiosa e praticamente mecânica.
Isso é o que assegura o aviâo a partir tendo todos seus dispositios porntos e testados.

Agora é só dar gás...
correr um pouco a pista, e em poucos segundos as enormes asas do Ximango dão sustentação e estamos no ar.

Subir até 100m em linha reta antes de qualquer curva.

Pronto... voando... muito!... outra vez!!!







Kadu Muller e André Serrano

cada um com seu instrumento...






Se você pensa que como passageiro de um avião comercial você "já voou", espere então até entrar no cokpi de um aeroplano como este... pois é sentido-se parte da aeronave que você tem a verdadeira sensação de voar!!

Parabéns ao pessoal do Aeroclube de Montenegro pelo esforço contínuo na divulgação da arte de voar no Rio Grande do Sul.

Parabéns ao Kadu pela simpatia e otimismo com que conduz seus projetos e pela fraternal forma de lidar com o grupo que, por fim, mostra que sua liderança é verdadeira e feita por merecimento.