domingo, 18 de abril de 2010

off-topic 1 - Voando!!! (1 de 2)


Achei impossível não trazer isso pro blog...
Inaugurei então a seção "off-topic" do blog, que serão os assuntos não diretamente relacionados com a música.
Foi durante um show que realizei em Caxias que tive o grande prazer de conhecer este fantástico amigo, o Carlos Eduado Muller, mundialmente conhecido como "Kadu Muller"!! O apelido é de tamanha força que lavrado está como seu primeiro nome em seu cartão de visitas profissional, e na sua assinatura de email.
Kadu veio até mim naquela noite elogiando a banda e me perguntando da possibilidade de se fazer num show em data comemorativa no aeroclube. Decerto que fazer show com a banda é o meu trabalho, lógico... ele, contudo, não sabia da minha "paixão platônica" que eu alimento por aviões, principalmente os de menor porte/envergadura e sobre a história dos primórdios da aviação.
Pois foi então do exercício de sua simpatia que Kadu me "intimou" a comparecer no Aeroclube de Montenegro para ver de perto os aviões e.... voar!!!!

Não precisaria convidar duas vezes... aceitei de primeira, e esperei contando os dias pro fim de semana que eu pudesse comparecer!

E aconteceu neste sábado ia 17 de abril de 2010 (escrevo isso no domingo seguinte dia 18).

Pra mim a noite de sexta foi como a de uma criança... excitado com o evento que se aproximava... pulei da cama no sábado de manhã... tomei um reforçado café... elá fomos, eu e minha esposa, para Montenegro.




No aeroclube, só gente boa. Todos alí bem dispostos pela causa e extremamente receptivos.

O Kadu, fez as honras e não demorou mutio pra eu estar pronto para voar num planador de 2 lugares. O piloto foi o Gustavo.

Após as recomendações e instruções prelimirares de vôo e de segurança, lá vou eu para a cabeceira da pista com a turma. Para mim que tenho 96 kilos e 1,84 metros de altura, posso dizer que estava "encaixado" no cokpit e pronto para decolagem. Eu no assento da frente do planador e o piloto atrás em um assento com um pouco mais de altura (para poder observar o vôo). Subida até 1000 metros sendo puxado por um avião argentino chamado Aero Boero (um pesado monomotor de asa alta).


Ao alcançar os mil metros de altitude o cabo é desligado por um comando dentro do planador e estamos entâo soltos no ar... o planador faz um curva para um lado e o rebocador para outro, por norma de segurança afastando os dois aeroplanos um do outro. Livre estamos e com so comandos respondendo de imediato a nossas ações em um vôo que varia entre 80 a 100km de velocidade do ar por nossas asas.

A sensação??? é de... voar!!!!
é como "velejar em terceira dimensão"!!! ...é você, a nave, o vento, o horizonte e, principalmente, as alturas!


Enquanto eu voava o Kadu se deslocou para uma importante reunião em Novo Harmburgo, mas me acenou a possibilidade de voar com ele na sua volta.

Desfrutei da hospitalidade do pessoal do Aeroclube tomando chimarrão em frente ao hangar, enquanto os quero-quero desfrutavam os interíns entre pousos e decolagens na vasta pista de grama do aeródromo.


A paz dos quero-quero, contudo, também era encerrada pelo mascote "Boero" que sempre acompanhava o pessoal até a cabeceira da pista... e depois descansava à sombra de um dos monomotores.